segunda-feira, 2 de junho de 2014

Feltrando vai abrir a sua primeira loja na Oliva Creative Factory



Feltrando
Transformar a criatividade inclusiva em negócio

O Feltrando, created and handmade in Portugal vai inaugurar a sua primeira loja na Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, no dia 6 de Junho de 2014, pelas 17 horas, após quase 3 anos de trabalho com toxicodependentes e alcoólicos em recuperação criando peças de design de mobiliário e acessórios de moda exclusivos.

Esta inauguração e happening pretende envolver a comunidade criativa e geral num evento de feltragem coletiva, apresentando-se como uma metáfora artística do processo de feltragem que procura “transformar o sacrifício do trabalho sujo” (unhas negras) de memórias e gestos que já não são de necessidade, numa celebração performativa.

O Feltrando desenvolve trabalho de investigação e produção a partir dos conceitos de Redesign e de Design Sustentável em que o feltro é o protagonista.

Neste sentido, a escultora Filomena Almeida e os artesãos do feltro desenvolvem três linhas de produtos:


Design de Acessórios de Moda - Miss Olive
Redesign de mobiliário - FeltReMade
Design de produto - FeltHome

 

Projeto de empreendedorismo social: da rua para o mercado de trabalho

Partindo dos conceitos Handmade (recuperar e aplicar técnicas de restauro de mobiliário), Ecológico (reutilizar mobiliário e resíduo industrial têxtil) e Original (o feltro como resíduo industrial reutilizável, utilizado no Design dos produtos), o Feltrando quer ir mais além, assumindo-se como veículo por excelência para a concretização de um projeto de empreendedorismo social de inclusão no mercado de trabalho; e, da sua ligação a referências históricas relacionadas com o feltro, que parte da reabilitação do património humano e da recuperação do património material.

Assumiu-se em 2011 inicialmente como um ateliê ocupacional no Trilho - Unidade de Apoio a Toxicodependentes e seropositivos para o VIH/SIDA da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira - dirigido a toxicodependentes e alcoólicos em processo de recuperação e de reinserção profissional, tendo este trabalho já sido reconhecido pelo prémio Oliva Rewind Award (julho/2013), sendo neste âmbito assinado contrato de incubação de espaço comercial na Oliva Creative Factory.


Oliva Creative Factory/ Rua da Fundição, 240, 3700-119 S. João da Madeira
Telef. 256 837 540/ trilho@misericordiasjm.org/feltrando@misericordiasjm.org

Sem comentários:

Enviar um comentário