MINDSHAKE OLIVA CREATIVE FACTORY
Datas: 15, 16, 17
Novembro
Horários: 9h30-12h30
» 14h30-17h30
Público-alvo: Administradores
e Gestores do Sector Público e Privado | Marketeers | Empreendedores | Futuros
empresários | Professores
Local: Museu da
Chapelaria
Sinopse
Mindshake Oliva
Creative Factory é um conjunto de 6 workshops pensados para exercitar a mente,
estimular a criatividade e a produção de ideias.
O constante apelo
à inovação, numa sociedade cada vez mais exigente, obriga os indivíduos e
instituições a apostarem no desenvolvimento da criatividade como uma importante
estratégia para a resolução criativa de problemas nos seus modelos de
organização, comunicação e criação.
Desafiamos, por
isso, todos aqueles que pretendam desenvolver as capacidades do pensamento
criativo, a participarem e a divertirem-se, experimentado um conjunto de
técnicas do design thinking, pois ser apenas original é banal, ser criativo é
aplicar eficácia.
Workshops
» Pensar em Ideias com Mafalda Moreira » 15
Novembro » 9h30-12h30
A produção de
ideias está na nossa natureza. Somos seres pensantes, e somos seres “ideantes”.
Mas como produzir ideias realmente novas e radicais? Como estimular a nossa
capacidade criativa para ter um pensamento mais original e surpreendente? Neste
workshop experimentaremos actividades e técnicas que conduzem ao surgimento de
novas ideias. O resultado deste workshop será a produção de ideias para novos
negócios (produtos ou serviços).
» Pensar em Desenhos com Manuel Teixeira » 15
Novembro » 14h30 – 17h30
O pensamento
visual e representações gráficas têm um papel central no pensamento criativo.
Desenhar é sintetizar o pensamento, é descobrir novas perspectivas, é imaginar
o inexistente. Neste sentido, quando explorado, é uma ferramenta que optimiza
os processos de compreensão, diálogo, imaginação e comunicação. Ideal para
profissionais que lidem com equipas no quotidiano, e que desejam comunicar com
mais eficácia. O resultado deste workshop será a produção de desenhos que
compõem um Storyboard para explicar uma ideia para um novo negócio.
» Pensar em Histórias com Daniel Jonas » 16
Novembro » 9h30-12h30
Poucas
actividades estimulam tanto a cartografia neuronal como a actividade da escrita
e a narração. Este workshop pretende levar os participantes a exercitarem os
seus talentos na imaginação e construção de histórias, depurarem as suas
composições e apurarem técnicas de escrita, recorrendo a ferramentas, como o
sejam o Brainwriting, a Escrita quebra-cabeças, a Poesia Visual, etc. O resultado
deste workshop será a produção de narrativas para as novas ideias de negócio e
as respectivas marcas.
» Pensar em Associações com Katja Tschimmel » 16
Novembro » 14h30-17h30
Pensar
criativamente é pensar em associações menos comuns. Criar relações, onde antes
não havia. Para sistematizar e visualizar o pensamento em associações, será
introduzido o método dos Mapas Mentais que incentiva a organização de ideias
através de diagramas radiais ramificados e coloridos, promovendo a construção
de novas perspectivas e a gestão de informação em menos tempo. O resultado deste
workshop será a produção de Mapas Mentais em que ideias para novos negócios
foram exploradas e que ajudarão a pensar nas suas marcas.
» Pensar em Marcas com Tiago Barquinha » 17
Novembro » 9h30-12h30
As marcas são uma
presença constante na nossa vida. Mas, o que é realmente uma marca? Como podemos
fazer com que a marca contribua para o sucesso da empresa? Como podemos
sobressair num mundo cada vez mais complexo? Neste workshop, pretendemos
desmistificar o que são as marcas, como se caracterizam e como podemos criar
uma marca para a nossa empresa ou projecto. O resultado deste workshop será a
produção de marcas, posicionamentos e claims para os diferentes negócios
propostos.
» Pensar em Serviços com Mariana Valença » 17
Novembro » 14h30-17h30
Os serviços são
um importante motor do tecido empresarial. Como se projectam ou melhoram
serviços? Neste workshop exploramos a inovação em serviços e o processo de
design centrado na experiência do consumidor e utilizador, nos seus problemas,
nas suas vontades e necessidades. Através de recursos e modelos criativos
repensaremos métodos, criaremos novas perspectivas e experimentaremos ideias. O
resultado deste workshop será a produção de Mapas de Jornada do Cliente em que
as ideias para novos negócios são desenvolvidos no sentido de melhorar a
qualidade dos serviços associados.
Metodologia
Activa e
participativa. Serão introduzidas e aplicadas técnicas do pensamento criativo e
do Design Thinking em cada workshop: Brainstorming-writing-sketching, Mapa
Mental, Sketching, Prototipagem Rápida, Rol Play e Storytelling, Escrita
Criativa, Storyboard, Customer Journey Map, etc. Os workshops serão registados
em fotografia, para a realização de um documento final, que permita os
participantes recordarem todos os momentos e técnicas do processo criativo que
experimentaram.
Inscrições
Os participantes
poderão inscrever-se na totalidade do curso ou pontualmente nos workshops.
Inscrições
limitadas a 20 participantes por workshop.
» até 02 de Novembro:
40€ cada workshop / 200€ o curso completo.
» entre 02 a 09 de Novembro (último
dia para inscrições): 50€ cada workshop / 260€ o curso completo.
Pagamento: 100%
acto de inscrição através de numerário, cheque endossado ao Município de S. João da Madeira ou transferência bancária para o
NIB 0033.0000.00026503117.05
Contacto: olivacreativefactory@cm-sjm.pt
| 256 201 680 | Local: Museu da Chapelaria
*Caso o número de
inscritos não seja suficiente, para a boa execução dos workshops, o curso será
adiado ou mesmo anulado.
Concepção
Katja Tschimmel [Na’Mente –
Consultoria e Formação em Pensamento criativo]
Formadores
Mafalda Moreira
é licenciada em
Design (ESAD), com Mestrado em Inovação Empreendedorismo Tecnológico (FEUP) e
especialização em Criatividade Organizacional. Com certificação internacional
em Coaching, desenvolve trabalho em Portugal e na Holanda no desenvolvimento de
competências em estudantes do ensino superior e jovens empresários. Leciona na
Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e participa na criação de novos
projetos e empresas na área das indústrias criativas.
Mafalda é
consultora e formadora da NA’MENTE e colaboradora regular no Mindshake.
Manuel
Teixeira
iniciou a sua
formação na Escola Soares dos Reis e licenciou-se em Design de Comunicação na
ESAD (Escola Superior de Artes e Design Matosinhos). Paralelamente, realizou
formação em produção gráfica digital e produção multimédia na escola de
formação "Alquimia da Cor".
Trabalhou como
designer freelancer de 2003 a 2010, tendo leccionado comunicação gráfica na
ESOM - Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, em 2009.
Em 2010 foi viver
para Buenos Aires, onde esteve durante um ano a trabalhar como designer e
fotógrafo no estúdio argentino "Zkysky", com as designers Valeria
Dolitsky e Julieta Ulanovsky. A tempo parcial trabalhou ainda com o designer
argentino Juan Pablo Russo e colaborou em feiras de ilustração e design com a
editora Monoblock.
Regressando ao Porto
em 2011, foi co-criador da marca Azul Caramelo (produtos ilustrados por
artistas portugueses) e do Atelier Caviar, que se dedica à criação, gestão e
comunicação de marcas. Actualmente, é parte integrante da Azul Caramelo e do
Atelier Caviar, dirigindo o trabalho criativo e artístico inerente aos
projectos em que estes estão envolvidos.
Daniel Jonas
é licenciado em
Literatura pela Faculdade de Letras da UP e tem um Mestrado em Literatura pela
Universidade de Lisboa. Publicou quatro livros de poemas, entre os quais Os
Fantasmas Inquilinos (Cotovia, 2005) e Sonótono (Cotovia, 2007), Prémio PEN
Clube de Poesia 2008. Traduziu Paraíso Perdido de Milton, e, entre outros,
Waugh, Huysmans, Pirandello, Auden e Shakespeare, nomeadamente O Mercador de
Veneza, tendo sido co-autor do espectáculo dirigido por Ricardo Pais para o
Teatro Nacional de São João em Novembro de 2008. Escreveu as peças Nenhures
(Cotovia, 2008) e Reféns, para a companhia Teatro Bruto, espectáculo estreado
em Junho de 2009. Daniel Jonas é colaborador regular da NA’MENTE.
Katja Tschimmel
é licenciada e
doutorada em Design e tem um Mestrado em Criatividade Aplicada. Leciona na
Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e como Guest Professor
na Pós-Graduação em Marketing Management na EGP-UPBS.
É sócio-gerente
de NA’MENTE – Consultoria e Formação em Pensamento Criativo, e fundadora e
directora artística do MINDSHAKE - Evento do Pensamento Criativo.
Apresenta o seu
trabalho de investigação em conferências nacionais e internacionais, publica
regularmente na área da criatividade e do design, tendo publicado
recentemente “Processos Criativos. A emergência de ideias na perspetiva
sistémica da criatividade”.
Tiago Barquinha
é licenciado em
Gestão e Administração de Empresas pela UCP Porto e mestrado em Publicidade e
Comunicação Empresarial pela ESIC Madrid.
Fundador e
Executive Partner, tendo trabalhado em vários projetos de construção,
posicionamento e ativação de marcas, com a WTC em San Francisco, Brandia
Novodesign em Lisboa, com a Comunica + A em Madrid e com a Ativism em Madrid e
Lisboa.
Neste seu percurso
profissional teve oportunidade de colaborar com marcas como a Buondi,
Coca-cola, Fanta, Oni, Yorn, Vodafone, Red Bull Air Race,
Orbitur, JP Sá
Couto, Optimus, BA Vidros, etc.
Mariana Alpedrinha Valença
é mestranda em
Marketing e Gestão Estratégica (Universidade do Minho) onde investiga sobre o design como fator de
Inovação das PME's.
Licenciada em
Design (ESAD-Matosinhos e Facoltá de Architettura di Napoli) e posgraduada em
Design Inclusivo no Instituto Superior Técnico (UTL). Iniciou a sua formação em
Artes Plásticas na FBAUP. Após fazer parte do Design+ do Centro Português de
Design e colaborar com a indústria portuguesa, cria e funda a Prumma- Marketing
and Design Consultancy onde se dedica à Inovação, desenvolvimento e crescimento
da empresas através do Marketing e do Design (Design Thinking e Service
Design). Design Thinker e Co-organizadora do Service Design Drinks Porto e
Braga. Lecciona na ESAD de Matosinhos, é consultora e dá formação na área de
Marketing, Responsabilidade Social, Processo Criativo, Inovação, Design Thinking
e Design de Serviços.
Sem comentários:
Enviar um comentário