sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Estatísticas sobre o sector Cultural e Criativo

O INE divulgou recentemente dados estatísticos sobre o sector cultural e criativo. 

Este é um retrato numérico de Portugal na sua relação com as artes e a cultura, um país em que as famílias investem, em média, mil euros em lazer e cultura por ano. 
Foi também registado que as 53 mil empresas a operar no sector terão gerado um volume de negócios de 5,6 mil milhões de euros. Segundo o estudo, entre as empresas que mais facturaram estão, em primeiro lugar, as agências de publicidade, que fizeram 20,6% do total do sector. Na base da pirâmide estão as empresas ligadas às artes do espectáculo, com 4,9% do volume total de negócios. Entre os dois extremos estão as empresas ligadas ao comércio a retalho de publicações como jornais e revistas (13,4% do total), as ligadas à televisão (10% do total), à edição de publicações periódicas (7,2%) e à edição de livros (6,5%) e jornais (5%).  

Este estudo disponibiliza a informação estatística sobre os diversos domínios culturais no contexto do ensino, emprego, índice de preços no consumidor de bens e serviços culturais, despesas das famílias em lazer, distração e cultura, empresas culturais e criativas, comércio internacional de bens culturais, património cultural, artes plásticas, materiais impressos e de literatura, cinema, atividades artísticas e de espetáculos, radiodifusão e financiamento das atividades culturais. Esta informação é precedida de um capítulo de análise dos principais resultados e de informação estatística de síntese visando uma leitura mais imediata da evolução temporal dos principais indicadores das áreas culturais e criativas. Saiba mais aqui.
Fonte: Público, INE.

Sem comentários:

Enviar um comentário