terça-feira, 28 de maio de 2013

Carruagens da CP vão ser “galerias” de arte pública

A moda de pintar carruagens de comboios com graffiti de inspiração e qualidade variáveis já tem alguns anos, mas a CP – Comboios de Portugal decidiu elevá-la ao estatuto de arte pública. Até ao final do ano, dez carruagens das linhas de Braga, Porto, Aveiro e Cascais vão transformar-se em galerias de arte circulante, decoradas com imagens em vinil. 

O convite foi feito a seis artistas plásticos: Vhils, celebrizado pela arte urbana em que escava paredes para revelar rostos, cuja marca já se encontra nas paredes da fábrica Oliva em S João da Madeira, o artista catalão Alberto Folch, o brasileiro Jorge Fonseca e os portugueses Luís Alegre, Francisca Torres e Bruno Pereira.

Para o projecto Janela, dirigido pela associação sem fins lucrativos P28 “As carruagens são uma peça muito importante na indústria e até na arte – começaram a ser pintadas nos anos 70 em Nova Iorque com graffiti”, explica à Lusa Sandro Resende, director artístico do projecto Janela, para considerar que “os writers [nome dado aos artistas de graffiti na gíria da arte urbana] são muito importantes na nossa sociedade

 + Info 
Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário