sexta-feira, 3 de maio de 2013

Governo distingue cinco mulheres da cultura



A bailarina Anna Mascolo, a actriz e encenadora Germana Tânger, a arquitecta Inês Lobo, a artista plástica Joana Vasconcelos e a maestrina Joana Carneiro receberão esta foram distinguidas “Mulheres Criadoras de Cultura” numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, no Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos, com a presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CCIG), Fátima Duarte.

Os motivos da escolha:

A bailarina e pedagoga Anna Mascolo surge descrita como uma "personalidade forte, com uma carreira invulgar": "Distinguiu-se como intérprete e soube depois trazer para o ensino a essência e a excelência da sua arte transmitindo-a a gerações de bailarinos. [...] No domínio da formação, em particular, tem uma acção pioneira em Portugal ao fundar, em 1958, a Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo."

Já a actriz e encenadora Germana Tânger "distingue-se na 'arte de dizer'” bem como pelo seu papel como "divulgadora de poesia, arte ao serviço da qual percorreu Portugal inteiro e muitos outros países".

Joana Carneiro, maestrina convidada da Orquestra Gulbenkian e directora musical da Sinfónica de Berkeley, tem-se destacado "brilhantemente numa profissão onde escasseia a representação feminina". Exactamente como a arquitecta e professora Inês Lobo, "que desde jovem se apresenta com uma assinatura firme e com projeção internacional [...] num meio ainda predominantemente masculino".

À frente de uma "carreira fulgurante", Joana Vasconcelos, que foi, recorda o comunicado, a primeira mulher a expor no âmbito do programa de arte contemporânea do Palácio de Versalhes, é distinguida por uma "obra de projeção global, e pela visibilidade que traz à condição da mulher".

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário