14 municípios portugueses
lançam Rede de Cidades Criativas
Realiza-se, hoje, na Livraria da Adega do Espaço Ó, em
Óbidos, o lançamento do Programa
Estratégico da Rede de Cidade Criativas.
Óbidos
vai receber os 13 municípios portugueses
de pequena e média dimensão que compõem a rede liderada pelo Município
do Fundão, que tem como objetivo a definição e implementação de políticas públicas na área da criatividade
e inovação: Abrantes, Águeda, Aveiro, Caldas da Rainha, Castelo Branco,
Évora, Fundão, Guimarães, Montemor-o-Novo, Penela, Pombal, São João da Madeira
e Tavira. O evento contará com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento e
Coesão, Dr. Nelson Souza.
A
criação da Rede de Cidades Criativas, um ecossistema de experimentação de
políticas públicas, assenta na conceptualização, adoção e aplicação destas
políticas de inovação aplicadas aqui em contexto municipal de uma forma
abrangente e integrada em todo o território nacional, disseminando as suas
melhores práticas.
O
evento de 31 de março tem como objetivo a apresentação do Programa Estratégico,
elaborado numa lógica de estratégia/ação em que, para alem da identificação das
áreas temáticas a desenvolver, ousa dar exemplos de ações concretas que podem
ser realizadas pelos parceiros. Estas sugestões de ações pretendem ser
mecanismos que os municípios possam utilizar rapidamente para começar a
trabalhar a agenda da criatividade e inovação. Este Programa identifica um
conjunto de plataformas de inovação que devem ser o objeto de trabalho da rede
e dos seus parceiros. A saber:
>
Educação para a criatividade e inovação: Inclusão da educação criativa
no programa das escolas, de reavaliação cientifico-pedagógica e desenvolvimento
de atividades de educação criativa através das artes e sector cultural;
conjunto de parcerias com a indústria e serviços para identificar e introduzir
competências necessárias, preenchendo lacunas e aumentando os seus desempenhos.
> Empreendedorismo e Investimento de Base Criativa: Inclusão de atividades direcionadas ao apoio de sectores estratégicos e para aumentar as capacidades dos negócios criativos; desenvolvimento de mercados e encorajar a colaboração; identificação de investimentos-alvo e atividades tendo em vista o aumento da facilidade de investimento;
> Empreendedorismo e Investimento de Base Criativa: Inclusão de atividades direcionadas ao apoio de sectores estratégicos e para aumentar as capacidades dos negócios criativos; desenvolvimento de mercados e encorajar a colaboração; identificação de investimentos-alvo e atividades tendo em vista o aumento da facilidade de investimento;
>
Convergência criativa: Inclusão de atividades que ligam negócios
criativos a outros sectores para aumentar a inovação e desempenho em sectores
como o turismo; investigação e projetos-piloto que liguem empreendedores
criativos, especialistas em tecnologia através do papel de incubação das
universidades.
>
Participação pública: Criação de um novo paradigma de gestão pública
assente na participação dos cidadãos; ativação da comunidade para definição,
solução e resolução de desafios da sociedade.
>
Liderança criativa: Atividades de desenvolvimento profissional para city-makers
(executivos municipais e técnicos) – estruturadas sobre a forma de masterclass
e formações.
>
Talento e criatividade: Programas e ações de atração e desenvolvimento
de talento e competências no setor criativo e tecnológico. Abordagens
integradas de gestão do talento em territórios de baixa densidade.
Paralelamente
ao Programa Estratégico da Rede, que tem uma abordagem macro, irá ser
apresentação também o Modelo dos Planos Municipais de Inovação, cujo objetivo é
o desenvolvimento de políticas locais de inovação através desta ferramenta tangível,
fundamental para que os municípios
consigam implementar nos seus territórios ecossistemas de inovação e
criatividade, que se assumam como geradores de sinergias positivas e soluções
aplicáveis aos grandes problemas e desafios que se colocam hoje no panorama
municipal nacional.
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